sábado, 19 de junho de 2010

Escrito no fumo de corda

Aqui, na África do Sul, a segunda ocupação mais adotada é a de curandeiro, xamã, feiticeiro, bruxo ou charlatão - os diversos nomes para aquele painho que ganha um trocado ou uma galinha de capoeira por umas previsões e um banho de folha. O primeiro cargo é o de parente de político (com notada vocação para a função de esposa). É como no Brasil, onde a segunda função é a de biscateiro e a primeira é de corrupto.
Para tentar afastar a urucubaca e ainda colher palpites para minha coluna sobre a partida do Brasil contra a Costa do Marfim, fomos ao encontro de Jamal Dong Long, o mais popular jogador de búzios (buzios player) daqui de Johanesburgo. Como todo bom curandeiro, mora e atende em um casebre, que é maior do que meu barraco na Ilha Amarela, mas aprendi aqui que isso é favela. Desde o início da Copa, com tantos clientes, ele está construindo no quintal um puxadinho de três pavimentos com direito a um moderno lounge waka waka.
Minha primeira pergunta foi objetiva:
- O Brasil vai ganhar da Costa do Marfim?
O feiticeiro não respondeu de início. Deu uma grande baforada no cachimbo, mexeu em um chocalho, lambeu uma cacimba com cachaça e uma cobra enrolada, jogou um balde de água no chão. Depois, abriu os olhos:
- É provável.
- De quanto vai ser o placar?, emendei, sem perder tempo.
O guru abriu um baralho inteiro na mesa, coçou a barriga de uma iguana, derramou uma espécie de Qboa dos inquices pela cozinha:
- Se ganhar, vai ser pelo menos com um gol a mais.
Fui além. Queria saber se a Seleção levaria a Copa, se conseguiria o sonhado hexa.
O xamã queimou uma alfazema, bateu uma piaçava pelo chão todo e jogou uma raspas de copioba para fazer bolhas que pareciam pipocar as respostas certas.
- Começou como favorito nesta, nas anteriores e vai continuar pelos futuros campeonatos. É um time que sempre tem uma bênção divina, portanto, até onde for o caminho da equipe, vai ser de vitórias.
Fingi que entendi e arrisquei um último questionamento:
- A Dilma vai ganhar a eleição?
O advinho aspergiu uma essência de camomila no ambiente, começou a passar pano seco pelo chão, que foi ficando brilhante e parecia até uma bola de cristal. Todas as respostas deveriam estar ali.
- Uma mulher pode comandar o Brasil. Mas nada garante que seja neste ano. E nada pode garantir que seja efetivamente como Presidente da República.
Desse jeito, me dei por satisfeito, paguei os 60 dólares pela consulta e voltei para a pensão. Na saída, ele ainda enfatizou:
- Por mais 40 (dólares), faço agora o vodu do Drogba e te dou até ele quebrar...
Não esperei terminar a frase, agradeci, mas vi que ou ficava com o bonequinho ou garantia as refeições da semana. No final, percebi o modo mais lucrativo de lavar uma cozinha, deixando ela limpinha e ganhando 60 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário